10 Dicas de Ergonomia para usar corretamente o computador

Escrito Por: Marketing Info2 Publicado em: BLOG Data de Criação: 22/05/2018 Acessos: 2810

#bloginfo2 - Muita gente acaba passando horas por dia na frente do PC e esta situação pode, mais cedo ou mais tarde, resultar em problemas de saúde. O computador é um aliado indispensável ao trabalho atualmente. Nem dá mais para imaginar nossos ambientes de trabalho sem computador. Antes eles estavam somente nas áreas administrativas das empresas, hoje estão até mesmo nos setores operacionais.

 

 

 

  • Sente-se corretamente na cadeira

Ao se sentar, mantenha suas costas retas, apoiadas no encosto da cadeira. Evite deixar seus ombros caídos ou ficar numa posição “como se fosse se deitar”.

  • Altura Correta do Monitor

Mantenha o monitor de vídeo em uma posição frontal ao seu rosto, de forma que você não tenha que levantar/abaixar a cabeça ou girá-la para ver a tela do computador.

  • Distância Correta da Tela

Coloque o monitor a uma distância confortável à sua leitura. Ajuste brilho, contraste e resolução para não forçar seus olhos, evitando dor de cabeça e irritação aos olhos.

  • Cotovelos na mesma altura dos pulsos

Dê preferência ao uso de cadeira com apoiadores para os braços. Evite a L.E.R e a tendinite usando teclado e mouse ergonômicos de forma que o pulso não fique muito abaixo dos dedos.

  • Levante-se, ao menos, a cada 50 minutos

O corpo humano não foi preparado para ficar parado por muito tempo. Isso pode causar problemas de circulação sanguínea e nas articulações. Levante, ande, estique-se!

  • Pisque mais. Sim! Pisque mais!

Quando você está muito concentrado em frente à tela do computador, sendo lendo ou jogando, naturalmente você deixa de piscar regularmente além de forçar o foco de visão.

  • Iluminação adequada

Escuro demais causa sonolência, perda da noção de tempo, sensação de confinamento, etc.

Claro demais causa reflexos indesejados, perda da noção de tempo, perda da noção de contraste, etc.

  • Evite se alimentar diante do computador

São dois motivos básicos: higiene e saúde.

Farelos, óleos e líquidos podem prejudicar partes e peças do seu PC. Além do risco da sujeira.

Você deve prestar atenção ao se alimentar. Mastigar de menos e/ou comer demais são prejudiciais ao seu estômago, intestino, metabolismo, etc.

  • Faça exercícios regulares

O mundo digital é sedutor, seja pelo fato de se produzir trabalho ou por te transportar a outros “mundos”, mas é necessário lembrar que seu corpo está no mundo real e ele precisa ser cuidado.

Exercícios são recomendados para manter a saúde. Entretanto procure orientação profissional, para executar estas atividades de maneira correta e segura.

  • Procure orientação médica

Se, apesar das medidas preventivas, você sentir dores, formigamentos, visão cansada ou qualquer outro desconforto frequentemente durante o uso do computador, não hesite, vá ao médico!

O uso prolongado do teclado é do mouse pode levar a dores musculares e também dores nos nervos.

Aplique essas regras e colha a boa saúde em seu tempo trabalhando em frente a máquina.

Confira aqui e agora as melhores dicas e informações sobre tecnologia.